FIAC Bahia

Title : Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia
Video HD

O Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC) nasceu com o objetivo de colocar a Bahia no circuito das artes cênicas internacionais e nacionais, e, a partir daí, promover um diálogo mais amplo acerca de criação, produção e difusão no segmento. O entendimento que a troca/intercâmbio é um instrumento importante para o crescimento da cena local fez com que o FIAC, desde sua primeira edição, reunisse propostas que buscam a pesquisa e desenvolvimento de linguagens e a reflexão sobre questões do mundo atual.

De caráter panorâmico, o FIAC aposta na diversidade que fortalece a riqueza das artes cênicas e busca refleti-la em sua programação, com espetáculos de gêneros diversos, mas em conexão com a contemporaneidade.

Já tendo oito edições realizadas, tornou-se um dos mais importantes festivais do gênero do Brasil, já tendo apresentado em Salvador mais de 170 espetáculos, dentre internacionais, nacionais e locais, entre teatro, dança, performance e intervenção urbana. Ao todo, promoveu a apresentação de trabalhos de mais de 15 países com contextos socioculturais diferentes, alguns deles com uma produção em artes cênicas que raramente circula pelo Brasil, como Irã e Congo. O FIAC também tem desenvolvido atividades formativas como oficinas, debates e publicações, além de ações de mediação cultural que proporcionam o encontro entre público e artistas.