Processo de criação criação em artes cênicas: sampler, colagem e remix
DESCRIÇÃO/OBJETIVO
“De tempos em tempos o mundo faz upgrade e atualiza suas configurações, ideias, valores, programas, ações, conceitos, provocando movimentação e efervescência no sistema operacional do mundo.” (Ana Dumas)
A versão que somos e vivemos é fruto de downloads e atualizações que se iniciaram no século XX. Quando criamos, utilizamos o acervo de ideias da humanidade e interferimos no seu sistema operacional. Em um momento de crise e saturação, no qual os recursos são cada vez mais escassos, poderia a arte romper esse ciclo de consumo através de processos, atitudes e criações mais ecológicas?
Articulando teorias e práticas artísticas, curatoriais e de mediação cultural, a Criação em artes cênicas: sampler, colagem e remix lança um olhar afetuoso para os espetáculos a fim de recriá-los. Durante os encontros discutimos autoria, sistema da arte e procedimentos de criação. A oficina estimulará a criação de versões pessoais em diálogo com as obras de referência.
Público-alvo: Gestores e produtores de eventos e/ou festivais, artistas, artistas-curadores, pesquisadores.
Número de vagas e carga horária à combinar
Metodologia: Encontros teórico-prático com apoio de material didático. Realizamos experimentação de processos e apreciação em grupo. A oficina tem como objetivo compartilhar referências e processos de criação em artes cênicas a partir de procedimentos de apropriação e recombinação. Durante os encontros serão analisados materiais de referência e os participantes serão estimulados a desenvolver estratégias de criação e formular experiências práticas.
Modalidade: on-line e/ou presencial
> Conteúdo do curso
Módulo I
Apresentação do contexto, referências (literatura, audiovisual, música e artes cênicas).
Módulo II
Procedimentos de Criação: Evocações; FIAC Bahia (Roger Bernard; Dimenti; Ana Dumas; Looping: Bahia Overdub; Residências e Colectivo Utópico)
Módulo III
Mostra das criações, apreciação e comentários
Ministrante: Felipe de Assis