Looping Overdub

Looping Overdub é um processo de criação do espetáculo Looping: Bahia Overdub com a comunidade local. Neste formato, os criadores do espetáculo que são artistas de dança, teatro e música encontram participantes locais e compartilham histórias, referências culturais e, juntos, constroem uma versão única do trabalho. O processo de criação de Looping Overdub é ideal para promover pertencimento e vínculo entre os participantes, a cidade e a instituição. Em cada lugar em que ocorre o processo incorpora-se o nome da cidade, estado ou país no título, como nestes exemplos onde realizamos este formato: Looping: Escócia Overdub, Looping: Belo Horizonte Overdub, Looping: Pernambuco Overdub, Looping: Rio de Janeiro Overdub. Essas versões são realizadas em um processo com duas etapas: remota e presencial

Atividades remotas

A intenção das atividades deste período é pesquisar e identificar os elementos da cultura que dão identidade ao projeto. Embora ter experiência de dança não seja necessária, precisamos conhecer os interesses do grupo de trabalho. Deste modo, perguntamos aos participantes sobre suas experiências em dança, sua motivação para participar do processo. Estimulamos a refletir sobre sua cultura, quais sentimentos deseja expressar, sobre quais questões políticas e sociais se interessam se posicionar.

Atividades presenciais

Durnte o período presencial geramos espaços de troca e compartilhamento de informações sobre o contexto social, político e cultural. Discutimos o conceitos e procedimentos do trabalho. Neste processo realizamos ensaios nos quais incorporamos novos movimentos e infromações do contetxo local junto com os participantes a fim de gerar a composição e criação da versão local de Looping.

LOOPING: SCOTLAND OVERDUB
×
LOOPING: SCOTLAND OVERDUB

A seguir, compartilhamos imagens do processo de montagem da versão escocesa de Looping Overdub, com a equipe da companhia Scotland Dance Theatre, na cidade de Dundee, em 2018. O processo durou duas semanas, durante as quais os participantes trocaram experiências e realizaram traduções interculturais para criar uma versão local do trabalho. A trilha sonora ganhou uma pulsação mais techno, e as danças dos participantes se tornaram mais individualizadas. Looping: Scotland Overdub ainda incorporou movimentos do ceilidh, uma dança coletiva orientada por comandos de um narrador, semelhante às nossas quadrilhas nas festas juninas

+
LOOPING: BELO HORIZONTE OVERDUB
×
LOOPING: BELO HORIZONTE OVERDUB

Um processo realizado em uma semana no qual compartilhamos com grupos de artistas e não-artistas mineiros os movimentos e estratégias de contagio de Looping com um grupo de 100 pessoas. Nesta versão superamos todas as escalas que já havíamos experimentado com o trabalho. Construímos um corpo monumental que ocupou a praça municipal e abrimos o Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte, o FIT-BH de 2018.

+
LOOPING: PERNAMBUCO OVERDUB
×
LOOPING: PERNAMBUCO OVERDUB

A versão pernambucana de Looping aconteceu nas cidades de Recife e Caruaru. A montagem integrou a programação do 32º Festival de Teatro do Agreste – FETEAG. Os participantes, artistas e não artistas, experimentaram processos coletivos de criação da performance e trouxeram referências sonoras locais como o brega funk.

+
LOOPING: RIO DE JANEIRO OVERDUB
×
LOOPING: RIO DE JANEIRO OVERDUB

Looping: Bahia Overdub se apresentou no Panorama Festival em 2017 e 2018 — nessa última, em parceria com o Festival Multiplicidade. Em 2023, para comemorar os 30 anos do festival de dança mais importante do país, criamos uma versão local debaixo da lona do circo Crescer e Viver no coração do Rio de Janeiro. Foi uma apresentação catártica, que terminou ao som de funk e seguiu com performances da cena Ballroom da cidade.

+
+
Pular para o conteúdo