Planejamento de carreira – estratégias para organizar desejos e circular trabalhos em contextos nacionais e internacionais


No contexto do trabalho artístico é preciso pensar a articulação da produção como elemento fundamental para a inserção em mercados e difusão dos trabalhos brasileiros em território nacional e no exterior. A oficina prepara artistas, produtores e grupos para compreender como funciona a circulação de obras e serviços nos mercados, oferecendo suporte para que os artistas consigam gerar negócios e promover uma circulação mais significativa.

A oficina teórico-prática define o trabalho de produção e difusão, compartilha ferramentas e estratégias de organização, difusão, comunicação e comercialização de serviços e obras artísticas para mercados nacionais e internacionais.

Os módulos discutem o sistema da arte, estratégias de distribuição, criação de redes, construção de projetos inseridos em um plano de carreira. A formação oferece ferramentas de organização e treinamento prático para pitches e promoção do trabalho junto a festivais e circuitos culturais.

Após a formação os/as participantes serão capazes de reconhecer e organizar planos de distribuição desde a concepção até as turnês de obras ou prestações de serviço em território nacional e contextos internacionais. 

Público-alvo: gestores e produtores de eventos, artistas, e  pesquisadores.

Carga horárioe número de vagas: à combinar

Metodologia: apresentação expositiva com apoio de material audiovisual, exercícios e discussões em sala de aula; leitura de bibliografia selecionada e apreciação de material audiovisual.

Modalidade: presencial ou através de plataformas de videoconferência. Neste caso, é fundamental possuir internet com banda larga e computador ou celular com câmera e conexão à internet.

Ministrante: Felipe de Assis

> Conteúdo do curso


Módulo I
Apresentação dos participantes;  funcionamento do sistema da arte; distribuição (quem cuida, quando começa); passado, presente ou futuro; divisão de papéis; elaboração do mapa

Módulo II

Estratégias de distribuição; construção do projeto (Para quem é o projeto? O que ele resolve? Qual o tempo do projeto?);  singularidade do trabalho; precificação da obra/ serviço.

Módulo III
Identificação de mercados; artistas e eventos nacionais e internacionais; organização de informações; planejamento do quinquênio; planejamento anual; ciclo do trabalho; metas e prazos; Territórios (cidades, regiões e países); 

Módulo IV
Organização de agenda; modelos de documentos, sistematização, procedimentos, organização dos contatos.  Roteiro do pitch; apresentação pessoal, Storytelling; sequência e modelos de e-mail; divulgação, redes sociais, mailing, CRM e site.

+
Pular para o conteúdo